terça-feira, 30 de junho de 2015

O que dói mais: Um chute no saco ou a dor do parto?

Homens e mulheres estão sempre abertos a comparações entre os gêneros. Uma mulher nunca tomará um chute nas bolas (testículos) e um homem nunca saberá o que é a dor do parto. Mas será quem sofre mais nestes casos? Homem ou a mulher?
Andam dizendo na internet, que o ser humano é capaz de suportar a dor referente a 45 Dels e que a mulher passa por uma dor referente a 57 Dels durante o trabalho de parto, o que pode ser comparado a ter pelo menos 20 ossos sendo quebrados ao mesmo tempo. Já o chute nas bolas, traz mais de 9 mil Dels de dor.
Bem, além do absurdo lógico de que em ambos os casos a dor ultrapassa o limite suportável pelo ser humano, na verdade essa medida usada, sequer existe. Na verdade a medida de dor se chama Dol (que vem de Dolor).
Temos distribuídos no nosso corpo, células nervosas especializadas em sentir dor chamadas nociceptores que só são disparados quando um certo limiar de dor for ultrapassado. Os nociceptores reagem enviando sinais químicos ao nosso cérebro avisando da dor, o que nos permite agir rapidamente à ela. Alguns órgão internos, como fígado, não sentem nenhuma dor porque não são irrigados com os nociceptores.
Teremos que considerar isso um empate, além do fato de que as experiências são completamente diferentes e há muitas variáveis a serem consideradas. Em alguns casos, o homem pode sentir mais dor que a mulher e vice-versa. A principal diferença é que um resulta em um bebê e o outro resulta na diminuição das probabilidades de fazer um bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário